Mini Workshop "Mecânica Estatística Aplicada ao Crescimento de Materiais em Condições Fora do Equilíbrio"

Prezada comunidade do Instituto de Física da UFBA (IF-UFBA),

Sinta-se convidada a assistir ao mini workshop "Mecânica Estatística aplicada ao crescimento de materiais em condições fora do equilíbrio", que será realizado no dia 02/05/2024 (quinta-feira),  às 14h, na sala de Seminários do IF-UFBA (Sala 412).

Este workshop, atividade vinculada ao Programa de Pós-graduação em Física da UFBA e o segundo de uma série que começou em 2022, foca na modelagem de materiais crescidos em condições de não equilíbrio, usando a Mecânica Estatística. Este campo de pesquisa tem mostrado contribuir significativamente para a nanociência e nanotecnologia, assim como outras áreas onde fenômenos de superfície complexos precisam ser abordados. Uma de suas vantagens é representar processos que ocorrem em superfícies de forma simplificada, porém consistente com a realidade, facilitando a interpretação de modelos e resultados. Além disso, os modelos podem descrever os processos de produção de materiais em vez de analisar as propriedades físicas de estruturas já formadas. Consequentemente, os resultados podem ser úteis na predição de condições mais adequadas para a produção de materiais.

As palestras, proferidas por docentes de distintas instituições do país (a exemplo da UFF, UnB e UFBa) e estudantes de pós-graduação da UFBA, serão proferidas em português e a programação encontra-se anexada a esta mensagem (contendo também os resumos em inglês).

Cordialmente,

Thiago Albuquerque de Assis